Essa receita de pudim eu peguei no ar: meu professor na aula de cozinha italiana estava dando exemplos de receitinhas que são fáceis de decorar e igualmente deliciosas. Realmente, nunca mais esqueci. Essa base ainda dá para saborizar com o que sua imaginação permitir, já testei com baunilha, pistache e chocolate.

Tempo de preparo: 10 minutos | Tempo de forno: aprox. 90 minutos | Tempo de geladeira: 4 a 8 horas

Nível de dificuldade: fácil

Rendimento: 1 pudim médio, fôrma furo central de 22cm diâmetro

 

O QUE VOCÊ VAI PRECISAR:

  • 1 lata de leite condensado | 395g
  • 2 latas de leite integral | 600ml
  • 3 ovos inteiros | 150g
  • açúcar cristal para fazer o caramelo da fôrma

 

COMO PREPARAR:

  1. Derreta o açúcar na própria fôrma do pudim na boca do fogão. Manipule com a ajuda de luvas para não se queimar. Basta ir girando a fôrma devagar conforme o açúcar derrete para ir espalhando pela superfície.
  2. Reserve a fôrma caramelada dentro de outra maior que irá receber a água do banho-maria. Pré-aqueça o forno a 150°C e leve uma chaleira de água para ferver.
  3. Misture o leite condensado com o leite, mexendo bem para incorporar.
  4. Bata os ovos à parte para homogeneizar e depois verta sobre a mistura do leite. Esse passo pode ser feito no liquidificador, mas é bom deixar essa mistura descansar por um tempinho e passar por uma peneira para reduzir as bolhas de ar.
  5. Despeje o creme na fôrma caramelada e cubra com papel alumínio. Leve ao forno aquecido.
  6. Com cuidado, despeje a água quente na fôrma maior para assar o pudim em banho-maria. Isso irá garantir um pudim mais liso. Essa água não pode borbulhar no forno, fique atento à temperatura.
  7. Teste o ponto: dê uma leve sacudida na fôrma do pudim, ele balança como uma gelatina, consistente porém mole a ponto de se mover um pouco. Não é para estar líquido. Eu costumo deixar por 1 hora tampado e 30 minutos sem o alumínio para dourar levemente. Faça o teste no seu forno.
  8. Quando atingir a consistência correta, deixe no forno desligado por mais um tempinho; assim você não se queimará para retirar uma assadeira com água quente.
  9. Deixe esfriar completamente do lado de fora, cubra e leve a geladeira de 4 a 8h; fazer na véspera é sempre melhor.
  10. Para desenformar: tire da geladeira e coloque na chama do fogão por alguns segundos, apenas para derreter levemente o caramelo. Passe uma faquinha nas bordas do pudim para desgrudar da fôrma. Dê uma balançada de leve de um lado a outro para ver se o pudim se soltou. O caramelo vai subir um pouco.
  11. Coloque o prato por cima e gire ao contrário para o pudim cair. É a hora do nervoso mesmo, mas faz parte do processo.

DICA: Só servir geladinho mesmo que é bom demais 😉

PS.: as receitas encontradas aqui são todas testadas e fotografadas por mim! Se fizer alguma delas, não esquece de me mostrar? 

Marca a @adolce_ lá no insta ou pode me mandar por direct! 

PS.: as receitas encontradas aqui são todas testadas e fotografadas por mim! Se fizer alguma delas, não esquece de me mostrar? 

Marca a @adolce_ lá no insta ou pode me mandar por direct!